O Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, um dos mais longevos eventos cinematográficos do Brasil, abre as inscrições para sua 35ª edição, que acontecerá de 20 a 26 de setembro de 2025. Com programação gratuita e ocupando os importantes espaços do Cineteatro São Luiz, equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará geridos pelo Instituto Dragão do Mar, o festival reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a promoção da produção audiovisual.
A Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem recebe inscrições de filmes produzidos em países da América Latina, Caribe, Portugal e Espanha, abrangendo os gêneros de ficção, documentário, animação e linguagens híbridas. As obras devem ter duração mínima de 60 minutos e terem sido finalizadas a partir de 2024. Esta mostra consolida o festival como espaço privilegiado para o diálogo cinematográfico entre os países ibero-americanos.
Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, estão aptos a participar filmes realizados por diretores e produtores brasileiros ou radicados no país há mais de três anos, com duração máxima de 25 minutos e concluídos a partir de 2024. Uma particularidade importante é que as obras não podem ter participado de processos seletivos de edições anteriores do Cine Ceará, garantindo assim a descoberta de novos talentos e narrativas frescas.
A Mostra Olhar do Ceará celebra a produção local, aceitando inscrições de produtoras cearenses ou diretores nascidos no estado, independentemente de sua residência atual. Podem participar tanto curtas-metragens, com até 25 minutos de duração, quanto longas-metragens, com no mínimo 60 minutos, desde que finalizados a partir de 2024 e inéditos no festival. Esta mostra reforça o compromisso do Cine Ceará com o fomento à produção audiovisual cearense.
A curadoria do festival mantém seu caráter inclusivo e diverso, priorizando obras inéditas e garantindo que pelo menos 30% dos filmes selecionados nas mostras competitivas sejam dirigidos por mulheres. Em alinhamento com as políticas de acessibilidade, todas as obras exibidas deverão conter legenda descritiva para surdos e ensurdecidos em português.
Os filmes selecionados concorrerão ao prestigiado Troféu Mucuripe. Na Competitiva Ibero-americana, o Melhor Longa-metragem receberá um prêmio de R$ 40 mil destinado à distribuição da obra no Brasil, além de premiações em diversas categorias técnicas. Já as mostras brasileira e cearense também terão suas próprias categorias de premiação, reconhecendo o talento e a criatividade dos realizadores.
O 35º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, além do apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor). Conta ainda com o apoio do Porto do Pecém, através da Lei Rouanet. Tem patrocínio da Enel e Cegás através do Mecenato Estadual.
As inscrições estão abertas até 10 de julho de 2025, convidando cineastas e produtoras a fazerem parte desta celebração do cinema ibero-americano.
Todos os Direitos Reservados © 2025 Cine Ceará | Por Karthaz Cultura