OFICINA
Cinema Queer
Um percurso do cinema queer, desde seus primeiros passos até o pleno desenvolvimento do conceito “queer” e de suas obras-primas. Um estudo tanto dos filmes pioneiros e de suas estratégias de produção quanto da maneira como foram recebidos pelos espectadores e governos locais.
A oficina está aberta a todos os interessados em explorar e celebrar a diversidade e a criatividade do cinema queer. Não importa sua experiência prévia, acolhemos de braços abertos todos os maiores de 18 anos que desejam mergulhar neste universo cinematográfico.
Graduado em Cinema pela FAAP, Bruno Carmelo é mestre em Teoria e Crítica de Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III. Autor de duas dissertações de mestrado: “A Crítica de Cinema Contemporânea na França: O Manifesto dos Cineastas de 1999” e “A Herança da Política dos Autores na Crítica de Cinema Contemporânea na França”. Autor de artigos em livros como 100 Melhores Filmes Brasileiros, Documentário Brasileiro - 100 Filmes Essenciais, Animação Brasileira - 100 Filmes Essenciais e Les Films à Voir Cette Semaine : Stratégies de la Critique de Cinéma. Trabalha como crítico de cinema há 14 anos, com artigos publicados no AdoroCinema, Le Monde Diplomatique Brasil, Revista Universitária do Audiovisual e Ganymède. Membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e FIPRESCI (Federação Internacional de Críticos de Cinema).