De Euziane Bastos e Rogério Bié

Origem

Brasil

Ano de Produção

2023

Gênero

Documentário

Duração

69'

Formato de cor

Colorido

Classificação

Livre
Filhos do Vento

Sinopse

"Filhos do Vento" mergulha nos conflitos socioambientais e resistência vividos na comunidade quilombola do Cumbe, em Aracati (CE), diante da chegada de um parque eólico em 2008. Sem serem consultados, os moradores deram início a uma luta contra os impactos que o empreendimento causou aos seus modos de vida, cultura e relação com o território.

Direção

Euziane Bastos

Euziane Bastos é cearense, natural de Irauçuba com residência em Fortaleza, é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciou sua jornada no audiovisual já nos últimos anos do ensino médio, quando costumava gravar vídeos para um canal no YouTube e documentários para trabalhos da escola. Ao entrar na faculdade, integrou o Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe) como membro voluntário e, em seguida, assumiu a coordenação do projeto. Tem experiência na área de roteirização, direção e produção audiovisual. Em 2023, dirigiu o seu primeiro documentário longa-metragem, “Filhos do Vento”. Atualmente trabalha com produção de conteúdo audiovisual para redes sociais.

Rogério Bié

Rogério Bié, natural de Santa Quitéria, no Ceará, é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Teve sua trajetória no audiovisual potencializada na graduação, onde participou ativamente do Grupo de Estudos e Práticas em Jornalismo Audiovisual (Gruppe) e desenvolveu projetos premiados, como o especial multimídia "Ceará em Cena". Com experiência na roteirização, direção e edição, em 2023 dirigiu o documentário longa-metragem "Filhos do Vento". É gestor de mídias sociais na Secretaria da Educação do Ceará, onde atua como videomaker e na gestão de projetos de impacto social.